Cirurgia Capella

 

A cirurgia de Capella ou Bypass gástrico é o método de “redução de estômago” mais utilizado no mundo.

 

A cirurgia de Capella se constitui por duas modalidades associadas: reduz o volume do estomago drasticamente e ao mesmo tempo gera dissabsorcao por ”pular” parte do intestino.

 

Daí o nome ‘bypass’ou seja, uma ponte.


Uma parte do estômago e do duodeno fica isolada da passagem do alimento, o que ajuda o processo de emagrecimento.

 

 

Quem pode fazer a cirurgia Capella?

Pessoas obesas com IMC superior a 40 ou pessoas com IMC superior a 35 desde que apresente doenças associadas (co-morbidades) como diabetes, pressão alta, etc; tem indicação de cirurgia de Capella. Cada vez mais em diversos centros do mundo tem-se aceitado a tendência de indicação cirúrgica quando o individuo se apresenta com síndrome metabólica em evolução. A realização da cirurgia de Capella nestes casos traria o beneficio da melhora de todo o quadro metabólico e conseqüente redução do peso.

 

O que é IMC?

é a sigla para índice de Massa Corpórea, que é obtido através do seguinte cálculo: IMC = peso ÷ (altura X altura), serve para definir o estado de sobrepeso do paciente e indicar ou não a cirurgia de Capella. Grosso modo, o IMC representa a melhor mensuração para definição de indicação cirúrgica. é claro que existem outras mensurações como prega cutânea, bioimpedância entre outros, contudo necessitam de avaliações realizadas por profissionais específicos. A indicação da cirurgia de Capella necessita também de uma avaliação do status nutricional do paciente.


Especialidades: